Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Alegra-te, Foste Encontrado!

missão pais FML 2016.jpg


Hoje, quando lerem este post, estarei a caminho da Chamusca, Santarém, em missão.

Em missão?

Sim!

Alguma vez ouviram falar da Missão País?
Não? Então vou falar-vos um pouco dela:

 

mapa.png

A Missão País é um projecto a nível nacional, universitário e católico, que começou em 2003, quando um grupo de 20 jovens universitários da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa se ofereceu para estar ao serviço duma comunidade, durante uma semana, entre os semestres da faculdade. (Podem ler mais acerca da história desta iniciativa aqui)

A verdade, é que esta iniciativa foi extremamente abençoada por Deus, e em 13 anos evolui para 154 missões em faculdades diferentes, espalhadas pelo país, de Braga a Beja, passando pelas do Porto, Lisboa e Coimbra. Este ano, ultrapassámos os 2.000 universitários inscritos em missão, que serão distribuídos por 75 cidades do nosso país.

O grupo da minha faculdade será constituído por 50 jovens - 25 rapazes e 25 raparigas, e iremos estar na Chamusca, em Santarém.


Mas afinal, o que é que nós iremos fazer?

Nós abdicaremos da nossa única semana de férias, entre os semestres da faculdade, para testemunharmos a nossa Fé em Jesus pelos habitantes daquela cidade.

 

Como o faremos?
Através do serviço e da caridade!
Será uma semana de apostolado e de acção social intensiva. E de muita oração!

(podem ficar a saber mais pormenorizadamente sobre as actividades aqui)


Durante uma semana não seremos estudantes de medicina. Seremos simplesmente cristãos e discípulos de Jesus; humildemente seremos as mãos, os pés e a boca de Jesus para cada habitante que encontrarmos naquela cidade.
Vamo-nos colocar em completo serviço: um dia estaremos nos infantários, noutro nas escolas, no seguinte nos lares de idosos, e depois nas instituições de solidariedade social. Animaremos as missas e realizar-mos-emos até um teatro evangelizador para toda a comunidade. Além disso, iremos bater à porta de cada habitante, para fazermos simplesmente companhia a quem necessitar, para oferecermos um sorriso, uma palavra de apoio, uma brincadeira ou uma gracinha.
Basicamente, ajudaremos no que for preciso e, como São Paulo, seremos ”tudo para todos”.



Temos uma (belissima!) imagem-inspiração para as missões deste ano:

imagem.jpg

Temos um lema (ainda mais belo!):

lema.jpg

 E temos até um hino (podem ouvi-lo aqui)


Este será o primeiro ano em que irei participar nesta iniciativa (o ano passado deixar passar o dia da inscrição!!).

Vou estar desconfortável.

Vou estar fora do meu meio habitual.
Vou estar longe casa.
Vou estar a trabalhar ao lado que colegas que conheço, mas também ao lado de muitos que não conheço.
Vou fazer coisas que nunca fiz.
Vou estar vulnerável. 

Vou estar exactamente onde Jesus me chamar.
Vou fazer exactamente o que Jesus me pedir.

Vou ser exactamente aquilo que Jesus quiser que eu seja.

Vou ser de Jesus.

Deus não me podia ter dado uma melhor oportunidade para iniciar a Quaresma deste ano! :)
Partirei hoje, sábado, e só estarei de regresso no próximo fim-de-semana. Depois, começarei as aulas da faculdade logo na 2ªfeira. Assim, não sei se conseguirei partilhar convosco a minha semana logo que vier ... peço-vos paciência! 

 

Podem ver imagens de missões de anos anteriores e lerem alguns testemunhos de missionários aqui.
E podem seguir as missões deste ano (que já começaram em Janeiro para várias faculdades) pelo facebook ou pelo instagram.

 

4 comentários

Comentar post