Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

O Filho Mais Novo Vai-se Embora

  Missão País 2016 - 4ºdia  

 

No 4ºdia da nossa Missão, reflectimos no versículo 13 da Parábola do Filho Pródigo:

 

"Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua

e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada."

Lucas 15:13

 

Lendo os versículos anteriores (v.11 e 12) juntamente com este, não sei se vocês repararam num pormenor. Eu não tinha reparado e só me dei conta dele quando os chefes de oração da minha Missão o apontaram:

 

O Pai alguma vez disse ao Filho mais novo para se ir embora?

 

Quando o Filho mais novo pediu ao Pai a parte dos bens que lhe pertencia como herança, o Pai não o mandou embora. Não lhe disse que tinha de ir embora, para longe de casa, para receber a herança. 

O Pai deu-lha, sem reservas, sem condições, sem "se" ou "então". Na verdade, o Filho mais novo podia ter recebido a herança que queria e permanecido em casa, junto do Pai.

 

Mas o Filho mais novo quis ir-se embora. Ele, tal como nós o fazemos tantas e tantas vezes, decidiu virar as costas a Quem tudo lhe ofereceu.

Logo ao ter formulado o seu pedido - Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde - o Filho mais novo afirmava o seu "eu" e excluía o Pai. Quase que podia ter acrescentado: Eu não preciso de ti....

 

Capela HSM.jpg

Capela do Hospital de Santa Maria

 

Atrever-me-ei a dizer que, mais grave e mais importante do que o Filho mais novo ter ido para longe de casa, ter esbanjado o dinheiro todo, e ter tido uma vida desregrada, o maior pecado que ele cometeu foi aqui, logo no princípio, ao excluir o Pai da sua vida.

É esta a fonte de todo o mal e de todos os pecados - o tentarmos viver sem Deus!

É este o drama de todos os humanos - a facilidade com que nos afastamos do Amor de Deus!

 

Volta.

Volta, sussurra o Nosso Pai a todos nós.

Estou aqui, à tua espera, de braços abertos.

Não importa que vás e que fujas de Mim, setenta vezes sete vezes.

Podes sempre voltar para casa, meu Filho.
Volta.

 

 † ALEGRA-TE, FOSTE ENCONTRADO! † 

 Missão País 2016 

 

1 comentário

Comentar post