Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

O meu plano de leitura bíblica

>> ACTUALIZAÇÃO DESTE POST - LER AQUI <<

 

Desde o retiro das Famílias de Caná, como já tinha dito aqui, houve muitas mudanças no meu dia-a-dia!

A mudança que hoje partilho convosco foi também muito influenciada pelo Padre Paulo Ricardo e os seus fabulosos e educativos vídeos.

 

biblia.jpg

No dia 1 de Setembro comecei o meu plano de leitura bíblica anual, católico, com o propósito de ler a Bíblia duma ponta à outra em menos dum ano. O plano que sigo está feito para um ano completo - contudo, eu pretendo acabá-lo pelo menos até Junho/Julho do próximo ano. Neste momento estou muito adiantada no plano, o que é óptimo! Assim, nos dias em que não terei tempo de ler a Bíblia, não tenho que me preocupar ;)

 

Desde que comecei a estudar em Lisboa faço diariamente 40min de viagem num comboio, e desde o 1ºano da faculdade que, apesar do pouco tempo extra, por causa destes minutos diários consigo manter uma óptima lista de livros lidos anualmente. Este ano lectivo, vêem-me com o tablet ou com o telemóvel, não a jogar jogos como todas as outras pessoas, mas a ler a Palavra de Deus. Como em todas as situações em que tenho de esperar, por exemplo, antes do início duma aula, ou à espera de algum tutor-médico. E é assim que tenho conseguido seguir o meu plano.

 

Eu adoraria que mais alguém se juntasse a mim! Quem aceita o desafio? :)

 

"Meu filho, se aceitares as minhas palavras e conservares os meus preceitos,

dando ouvidos à sabedoria e inclinando o coração para o entendimento;

se invocares a inteligência e chamares o entendimento;

se procurares a sabedoria como se procura o dinheiro e a buscares como um tesouro escondido,

então entenderás o temor de Javé e alcançarás o conhecimento de Deus.

De facto, é Javé quem dá a sabedoria, e da sua boca vêm o conhecimento e o entendimento."

Provérbios 2:1-6

 

Se ainda não ficaram convencidos da necessidade e do prazer de ler diariamente a Bíblia, por favor leiam este belíssimo texto da Rute Almeida. Uma autêntica jóia!!

 

P.s: Se quiserem, leiam os comentários deste post, entre a Olivia e eu. Pode ser que mais uns quantos argumentos vos convençam!! :)

 

 

 

Para ler a continuação deste post:

Um erro importante (16-04-2015) - acerca das diferenças entre as Bíblias Católicas e as Protestantes

Deus e as novas tecnologias (18-04-2015) - onde partilho acerca do plano de leitura da Bílbia que realmente segui e de algumas das aplicações para telemovel que nos podem auxiliar nessa tarefa

Acerca do meu plano de leitura bíblica (07-07-2016) - reflexão quando terminei o meu plano de leitura da Bíblia num ano

Dicas para ler e estudar a Bíblia (30-01-2018) - onde partilho convosco algumas sugestões e alguns tópicos para ponderarem antes de se aventurarem numa primeira grande leitura da Bíblia... principalmente para aqueles que nunca leram a Bíblia antes ...

 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Marisa Duro 17.10.2014

    Obrigado Olivia! :)

    Sabe, ao início eu também fazia isso: abria nem livro e procurava uma passagem que "me falasse" nesse dia ....
    Contudo, com o tempo, cheguei à conclusão que para compreender exactamente o significado daquela passagem, era necessário saber o que te tinha passado ou escrito em outro livro.
    Eu nunca tinha lido a Bíblia toda. Lembro-me que tinha lido partes quando era pequena, e tinha muitas ideias vagas de algumas histórias. Na verdade, ao reler agora, já adulta, noto a quantidade de erros ou de imprecisões que tinha criado nessas ideias vagas de histórias. A história real, escrita na Bíblia, é sempre uma versão muitíssimo melhor.
    Mais impressionante ainda, lembro-me de uma vez ter ouvido dizer na minha igreja, quando era muito mais nova, que as pessoas que liam a Bíblia duma ponta à outra literalmente "davam em malucas", viravam-se contra Deus e abandonavam a religião ... Acredite, fiquei com esse mito na minha cabeça durante os anos em que estive longe de Deus. E reparei que ainda estava mesmo quando voltei!
    Sendo o mais sincera possível, durante as férias de Verão senti uma necessidade muito física de Deus, de conhecê-Lo e ao Seu Filho. Porque, pensei, como posso evangelizar outras pessoas, como posso transmitir e partilhar a minha Fé, como posso cativar as pessoas, se eu própria não domino as Sagradas Escrituras. Como posso provar isto ou aquilo se não sei onde se encontra na Bíblia? (porque, infelizmente, as pessoas não crentes, como eu fui um dia, lembram-se sempre de defender o seu ponto de vista usando o típico ataque do, Onde está isso escrito?)
    Para terminar, posso-lhe dizer hoje Olivia, quando já estou a mais de 25% do meu plano, que esta devia ter sido uma das resoluções que eu devia ter tomado logo que voltei à Igreja!! Nem imagina o bem que já me trouxe! Começo a ter uma visão geral, mas também particular, da Bíblia, das suas histórias e de todo o encadeamento lá presente como nunca antes. Vejo ligações a todo o momento. Compreendo novas perceptivas, novos significados. Tudo está a fazer um sentido como nunca pensei.
    Hoje, não tenho a mais sombra de dúvidas de que tudo o que está escrito na Bíblia, está lá pela vontade de Deus. Deus deu-se ao trabalho de seleccionar cada palavra que lá se encontra. E isso tem sido uma das revelações mais extraordinárias que tenho tido!
    Deus tem-me falado imenso, tem-me ralhado, tem-me educado, tem-me amado como nunca antes, na minha leitura diária da Sua Palavra. Não encontro mais palavras para explicar este fenómeno.

    Muitos beijinhos :)
  • Sem imagem de perfil

    Olívia 17.10.2014

    Marisa, realmente a tua (eu ainda sou uma rapariga nova de 34, com uma irmã de 22 posso tratar-te por tu?) história encanta-me, a cada palavra que escreves...
    E sim Deus educa-nos pela Palavra afinal que Bom Pai não o faz?
    Beijinhos
  • Imagem de perfil

    Marisa Duro 17.10.2014

    Oh Olivia, esteja mais do que à vontade! :)
  • Sem imagem de perfil

    Olívia 17.10.2014

    Espero que também me trates por tu!!!!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.