Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Recursos para ajudar a rezar o Terço

O Terço é algo maravilhoso. Diariamente descubro mais provas disso.

Até há pouco tempo, eu pensava que só devia rezar “quando sentia que devia” fazer isso. Porque rezar, sem “sentir”, não era a mesma coisa. Era sim uma chatice! Uma trabalheira! Uma seca!

Assim, só rezava quando precisava de alguma coisa! Quando algo corria mal e precisava de ajuda! Quando queria pedir algo!

 

Quando comecei a rezar o Terço diariamente, ouve dias que não foi fácil. Houve dias que deliberadamente fugi e atrasei ao máximo ter que o fazer. Houve dias em que não rezei porque não preparei o meu dia a contar com aquela meia hora. Houve dias em que fiz autênticas birras, “Não quero! Não me apetece! Não faço!”. Houve dias difíceis.

 

Assim, descobri que preciso de coisas novas, de tempos em tempos, para “espevitar” a minha oração! Para renovar a minha coragem, fé e perseverança. Coisas simples, como verão já, já.

 

Estas foram as últimas aquisições para o meu tempo de oração.

1. Há dias em que preciso de imagens para me ajudarem a reflectir nos mistérios. Ao ler uma passagem da bíblia, eu imagino a cena à minha maneira. Assim, às vezes, é bom alargar horizontes, e saber como outras pessoas imaginam a mesma cena. Além de tornar tudo mais real, mais concreto, mais vivo. 

rosary 2.jpg

 Link para fazer o download

 

2. Há dias em que preciso de ler as passagens em Inglês. É uma bizarrice minha, perdoem-me! Para mim há palavras que têm mais significado em inglês do que em português, como também acontece ao contrário. E falo só no inglês porque é a única língua em que sou fluente...

rosary.jpg

Link para fazer o download

 

3. Há dias em que preciso de ler as mesmas passagens de formas diferentes. Ás vezes ajuda-me a desenvolver melhor o mistério. A pensar em novas perspectivas.

Mistérios Luminosos.jpgMistérios Gozosos.jpgMistérios Gloriosos.jpgMistérios Dolorosos.jpg

Link para download dos Mistérios Gozosos

Link para download dos Mistérios Gloriosos

Link para download dos Mistérios Dolorosos

Link para download dos Mistérios Luminosos

 

4. Por fim, há dias em que basta-me olhar para belas imagens. Basta-me contemplar pinturas, telas e representações. Às vezes, é assim que a imaginação e o pensamento melhor flui. Link dos cartões para o rosário.

 

Gostava só de realçar que todos estes materiais/recursos são também muito bons para crianças e jovens! Alías, foi em sites de mães católicos que os descobri. São divertidos, têm todos imagens muito bonitas e prendem a nossa atenção muito facilmente.

 

De repente já terminei mais uma dezena e mal dei conta, enquanto vagueava em ideias, sonhos e hipóteses incríveis...

 

Porque Nossa Senhora veio precisamente a Fátima, aqui tão pertinho de nós, para nos fazer um pedido especial:

“... Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”

(Quarta Memória da Irmã Lúcia)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.