Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Rir à gargalhada com Deus

Este post devia começar com uma gargalhada. 

Deus tem um maravilhoso sentido de humor, que eu adoro (re)descobrir todos os dias. Sei que isto pode soar estranho mas ninguém me consegue fazer rir tanto como Deus. Todos os dias, há sempre pelo menos uma situação que me faz rir à gargalhada!

Tomem como exemplo o facto de o último post publicado neste blog ter sido acerca de imprevistos! Ora, o que tem acontecido mais nestes últimos dias são imprevistos atrás de imprevistos ... Eu não tinha programado ficar tantos dias sem escrever nada aqui no blog, mas comecei a trabalhar no hospital de Setúbal e o tempo livre para escrever parece que evaporou. Tenham paciência comigo, até eu me conseguir adaptar a esta nova fase da minha vida...

 

Por falar em gargalhadas, já repararam como a Bíblia também está cheia de episódios caricatos, cómicos até? Quando penso nisso, vem-me logo à cabeça a história do chamamento de Samuel (que vim a descobrir que seria a 1ª leitura deste Domingo! Quão adequado!)

 

Naqueles dias, o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Aconteceu que, um dia, Eli estava a dormir no seu quarto (...) e Samuel estava a dormir no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.

Então o Senhor chamou: 'Samuel, Samuel!' Ele respondeu: 'Estou aqui'. E correu para junto de Eli e disse: 'Chamaste-me, aqui estou'. 

Eli respondeu: 'Eu não te chamei. Volta a dormir!' E ele foi deitar-se.

O Senhor chamou de novo: 'Samuel, Samuel!' E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: 'Chamaste-me, aqui estou'.

Ele respondeu: 'Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!' (...) 

O Senhor chamou pela terceira vez: 'Samuel, Samuel!' Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: 'Chamaste-me, aqui estou'.

Eli compreendeu que era o Senhor que estava a chamar o menino. Então disse a Samuel: 'Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: 'Senhor, fala, que teu servo escuta!'

E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: 'Samuel! Samuel!' E ele respondeu: 'Fala, que teu servo escuta'.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 3,1-10.19-20

Um vídeo muito velhinho da família Power, fundadores das Famílias de Caná

 

Conseguem imaginar o menino Samuel a correr por 3 vezes dum lado para o outro? Conseguem imaginar a cara de frustração de Eli, por ser acordado abruptamente tantas vezes, ou a cara de confusão de Samuel? Oh, Deus também deve ter rido bastante com este episódio! 

 

Já deixaram que Deus vos fizesse rir à gargalhada hoje? Já lhe deram essa oportunidade?

Sim, nós temos de deixar e de estarmos dispostos a ouvir e a estarmos atentos, tal como Samuel. E temos de aprender a discernir, mesmo nas situações mais engraçadas, o que o Senhor nos quer dizer, tal como Eli - porque Deus aproveita muitas situações destas para nos ensinar coisas importantes.

Estejamos atentos, à escuta, à espera, para que possamos sempre dizer «Fala, Senhor, que o Teu servo escuta»

2 comentários

Comentar post