Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia e do amor incondicional ao próximo. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia e do amor incondicional ao próximo. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Decálogo de S. João XXIII

Hoje gostava de partilhar convosco um dos pequenos projectos manuais DIY, que fiz este Verão.

A decoração do meu quarto está a passar por um período de transição, de transformação entre a minha antiga vida e interesses pagãos, para a minha vida actual, cristã católica. Apesar de já ter começado esta viagem há cerca de 3 anos, só no Verão passado me apercebi na quantidade de quadros, livros e objectos de decoração variados que possuía e que tinha em exposição no meu quarto e que não respeitavam a minha religião nem os seus princípios. 

 

No Verão passado, li este post da Teresa. E fiquei apaixonadíssima pelo Decálogo de S. João XXIII. 

Um decálogo é um conjunto de dez leis ou princípios, como são, por exemplo, os 10 Mandamentos que nos foram apresentados por Moisés. O Decálogo de S. João XXIII foi registado pelo próprio no seu diário pessoal (que veio mais tarde a ser publicado sob o título de "Diário duma Alma"). Este texto ficou conhecido como o Decálogo da Serenidade e basta que o leiam para perceberem bem porquê. Leiam-no com calma, e ponderem cada palavra. É simplesmente maravilhoso!

Recentemente, descobri que o “Bom Papa” ou o “Papa Bondoso” trabalhou durante alguns meses como assistente de vários médicos na Primeira Grande Guerra Mundial. :)

 

Assim, no Verão criei este quadro para o meu quadro. Olho para ele quase todos os dias.

 

Quadro 1

 Caso estejam interessados em imprimir o documento que criei com o Decálogo, podem fazer o download aqui ou então aqui.

 

Decálogo da Serenidade de S. João XXIII

  1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente o dia de hoje, sem querer resolver os problemas da minha vida de uma só vez.
  2. Só por hoje, terei o máximo cuidado com os meus actos; serei cortês nas minhas maneiras, não criticarei ninguém e nem pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.
  3. Só por hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade não só no outro mundo mas neste também.
  4. Só por hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que elas se adaptem a todos os meus desejos.
  5. Só por hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.
  6. Só por hoje, farei uma boa acção e não o direi a ninguém.
  7. Só por hoje, farei pelo menos uma coisa que não desejo fazer e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
  8. Só por hoje, farei para mim um programa detalhado; talvez não o cumpra integralmente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E guardar-me-ei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
  9. Só por hoje, acreditarei firmemente que, embora as circunstâncias demonstrem o contrário, a providência de Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo.
  10. Só por hoje, não terei temores. De modo particular, não terei medo de gozar o que é belo e de crer na bondade.

 

Rezo para que estas palavras do Papa João XXIII vos ajudem a serem felizes, muito felizes. Hoje, apenas hoje.

Amanhã e depois, desejar-vos-ei então o mesmo.