Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia e do amor incondicional ao próximo. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia e do amor incondicional ao próximo. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Sobre a vida consagrada

Vocations.jpg

 

Uma das coisas mais maravilhosas no Catolicismo é a variedade de opções de vida que nos é dada!

Quando, no secundário, eu e os meus colegas procurávamos a profissão que gostaríamos de ter, quando sonhávamos com o impossível (que nós estávamos determinados a tornar possível!), e principalmente quando perguntávamos aos professores, aos pais e às pessoas mais velhas que conselhos nos dariam ... a verdade é que a resposta era (e é) sempre a mesma - tirar um curso qualquer na faculdade!

 

Na minha opinião, a faculdade não é para toda a gente. Aliás, para algumas pessoas a faculdade simplesmente não faz sentido e não lhes servirá de nada para o futuro que desejam ter...

 

De qualquer das formas, hoje queria só falar-vos brevemente de algumas das outras opções que os jovens têm à sua disposição (sem saberem) e que são tão (ou mais) válidos como todas as outras profissões!

Aliás, profissão não é a palavra adequada.... A tarefa mais importante (claro está, na minha opinião) na vida dum jovem é tentar descobrir qual a vocação que Deus quer que ele siga! E ui! como é às vezes difícil....

 

Por exemplo, eu sempre achei que ía ser enfermeira - eu não era especialmente inteligente, nem tinha grandes notas, e segundo os testes psicotécnicos do secundário, eu tinha quase 100% de perfil para ser enfermeira... Mas Deus, através de vários milagres, mostrou-me que Ele tinha outros planos para mim - planos esses que envolveriam muitos sacrifícios, muita dor e muitas renúncias.... qual é o jovem de hoje que procura isso?

 

O que quase ninguém diz hoje aos jovens é que eles também podem escolher a vida consagrada (O que é isso??).

Eu não sou a pessoa mais indicada para vos falar sobre a vocação para sacerdote (como é óbvio :). Mas já há algum tempo que comecei a explorar a hipótese da vocação para freira (no entanto, parece que Deus não deseja que eu siga esta hipótese...)

Quando comecei a aventurar-me pelo mundo da vida consagrada, acabei por encontrar alguns blogues (em inglês) escritos por jovens freiras que me ajudaram bastante a perceber como são as suas vidas.

  • Imagine Sisters Blog - blogue dum grupo de jovens freiras que tem revolucionado os Estados Unidos. Elas criaram um movimento excepcional que pretende incentivar e inspirar os jovens americanos a seguirem uma vocação religiosa -  uma escolha de vida profundamente bela, alegre e divertida :)
  • A Reply to Love - blogue também escrito por um grupo de jovens freiras franciscanas, que escrevem acerca do seu dia-a-dia, desde as pequenas coisas do jardim às grandes batalhas que enfrentam na oração e no seu caminho para a santidade. Alguns posts são escritos por jovens que estão ainda a discernir a sua vocação, e também pelos familiares das irmãs. Cada texto é simplesmente maravilhoso!

  • Catholic Sistas - blogue escrito por cerca de 20 mulheres diferentes, na maioria esposas e mães, que retrata praticamente todas as vertentes da vida católica. Possuem inúmeros posts sobre o discernimento da vocação religiosa que são muitíssimo esclarecedores! Aconselho vivamente!

 

Por fim, e porque é fim-de-semana, deixo-vos um documentário verdadeiramente belíssimo (apenas em inglês por enquanto), que foi planeado, escrito e realizado por um grupo de jovens freiras americanas - as Imagine Sisters! Vocês vão adorar conhecê-las :)

 

 

1 comentário

Comentar post