Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

A Páscoa de Nossa Senhora

  †   Peregrinação: do EGIPTO à TERRA SANTA ~  2019   †  

 ~  Egipto - Jordânia - Israel - Palestina  ~ 

 

«Sabem que dia é hoje, 15 de Agosto?» - pergunta-nos o sr. Padre no início da missa.

«Dia da Assunção de Nossa Senhora» - respondemos nós, quase em coro.

«Sim, também» - é a resposta do sr. Padre. Também?? Como assim? (penso logo eu). Mas o sr. Padre prossegue para nos explicar - «Hoje, podemos dizer assim, é o dia da Páscoa de Nossa Senhora. Hoje celebramos o dia em que, por uma graça especial de Deus, Maria se tornou a primeira pessoa a viver, verdadeiramente, a Páscoa de Jesus, ou seja, a morrer e a ressuscitar, em corpo e alma, e a ser levada, em corpo e em alma, até ao Céu! Sim, hoje é dia de celebrarmos a Páscoa!»

Como é que eu nunca pensei nesta associação antes? Oh, é claro que sim!

 

Ao longo da missa, vou recordando no meu coração a nossa peregrinação desde o Egipto até à Terra Santa. A propósito do dia santo que hoje celebramos, vou recordando em especial a nossa visita à Abadia da Dormição de Nossa Senhora, em Jerusalém. Esta igreja, apesar de estar sob a jurisdição da Igreja Anglicana, é reconhecida como sendo o local onde ocorreu a Assunção de Maria...

Abadia da dormição 2.jpg

Esta Abadia fica na cidade de Jerusalém, no topo do monte Sião (sempre tão referido ao longo de toda a Bíblia), mesmo ao lado do local onde os Judeus e Muçulmanos acreditam que se encontra o túmulo do rei David (que nós também visitámos). Mais importante ainda - esta Abadia fica exactamente ao lado do Cenáculo, o local onde ocorreu a Última Ceia, ou seja, a instituição da Eucaristia! (mas sobre isso falar-vos-ei noutro post )

Abadia da dormição 6.jpg

A Abadia propriamente dita é muito bonita e ampla; tem diversas pequenas capelas, com imagens que nos vão contando a vida de Nossa Senhora; assim como 12 grandes colunas, referentes a cada um dos Apóstolos. Mas a parte mais importante, como em quase todas as coisas, está, de certa forma, "escondida"....

Abadia da dormição 7.jpg

É preciso descermos, é preciso tornar-nos pequeninos, é preciso seguir uma estreita escada em caracol, é preciso entrar na profundidade da cripta (assim como do nosso coração), para podermos louvar e glorificar as maravilhas que o Senhor fez, como na vida de Maria...

Espera-nos uma belíssima cripta (apesar de bastante mais simples que a Abadia), apenas iluminada por velas e lamparinas, com um formato circular, que nos direcciona imediatamente o olhar para o centro, onde se encontra uma escultura de Maria a dormir - a roupa de Nossa Senhora possuía originalmente uma camada de ouro, que foi entretanto roubada, e assim hoje só se vê a estrutura original em madeira.

Abadia da dormição 3.jpg

Abadia da dormição 1.jpg

Por cima desta escultura, sustentado por 6 colunas, encontramos um céu dourado em mosaico, com a figura de Jesus bem no centro, rodeado pelas imagens de 6 das mulheres referidas nas Sagradas Escrituras - Eva, Miriam (irmã de Moisés), Débora, Rute, a rainha Ester e Judite. 

Abadia da dormição 4.jpg

Abadia da dormição 5.jpg

 

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amén!

 

  †   Peregrinação: do EGIPTO à TERRA SANTA ~  2019   †  

 ~  Egipto - Jordânia - Israel - Palestina  ~