Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

A sandália de Moisés - actividade para catequese infantil

Moisés e a sandália 2 v2.2.jpg

 

Passagem Bíblica a ser explorada:

O Senhor fala com Moisés, através duma sarça ardente. Moisés deixa-se tocar pelo fogo do amor de Deus e descalça as suas sandálias, reconhecendo assim a Sua imensa Santidade e aceitando colocar-se ao serviço do pobo judeu.

Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian. Conduziu o rebanho para além do deserto, e chegou à montanha de Deus, ao Horeb. O anjo do SENHOR apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio da sarça. Ele olhou e viu, e eis que a sarça ardia no fogo mas não era devorada. Moisés disse: «Vou adentrar-me para ver esta grande visão: por que razão não se consome a sarça?»

O SENHOR viu que ele se adentrava para ver; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele disse: «Eis-me aqui!» Ele disse: «Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa.» E continuou: «Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.» Moisés escondeu o seu rosto, porque tinha medo de olhar para Deus.

O SENHOR disse: «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi também a tirania que os egípcios exercem sobre eles. E agora, vai; Eu te envio ao faraó, e faz sair do Egipto o meu povo, os filhos de Israel.»

Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir ter com o faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egipto?» Ele disse: «Eu estarei contigo. Este é para ti o sinal de que Eu te enviei: quando tiveres feito sair o povo do Egipto, servireis a Deus sobre esta montanha.»

Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo: 'O Deus dos vossos pais enviou-me a vós'. Eles dir-me-ão: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi eu?»  Deus disse a Moisés: «EU SOU AQUELE QUE SOU.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'Eu sou' enviou-me a vós!» Deus disse ainda a Moisés: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'O SENHOR, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós: este é o meu nome para sempre, o meu memorial de geração em geração'. (Ex 3, 1-15)

 

Actividade:

Construção duma sandália de cartão, feita à medida do nosso pé. Deste modo, mostramos que também nós aceitamos o chamamento do Senhor e que, também nós, aceitamos ficar ao Seu serviço e ao serviço do Seu povo.

Moisés e a sandália 1 v2.jpg

 

Materiais necessários:

- embalagem de cartão / embalagem de cartolina / restos de cartão ou cartolina

- lápis de carvão

- tesoura

- tubo de cola ou fita-cola

- canetas e lápis de cor para decorar

 

Como fazer:

  1. Descalçar um pé e fazer o contorno do nosso pé sobre o cartão / cartolina.
  2. Recortar o contorno.
  3. Recortar algumas tiras rectangulares de cartão / cartolina (ver fotos para melhor orientação), que se tornarão nas tiras da nossa sandália
  4. Colar as tiras de cartão / cartolina, na parte de baixo (sola) da nossa sandália
  5. Decorar a gosto
  6. Colocar a nossa sandália no nosso canto de oração - para nos lembrarmos que estamos ao serviço do Senhor e do Seu povo

 

Eu incentivei os meninos a escreverem o seu nome no fundo da sandália e a transcreverem uma passagem bíblica para as tiras da sandália, como as seguintes: "Eu estarei sempre contigo" ou "Tu és solo sagrado" ou "Eu sou Aquele que sou". As meninas, em particular, gostaram muito desta actividade e divertiram-se bastante a decorar as suas sandálias ao seu próprio gosto.

 

Caso realizem esta actividade manual com a vossa família ou com o vosso grupo de catequese, por favor partilhem connosco algumas fotos via email (marisa-milhano@hotmail.com)

3 comentários

Comentar post