Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca de Deus e da santidade, através da nossa Igreja Doméstica crescente!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca de Deus e da santidade, através da nossa Igreja Doméstica crescente!

A tenda de Abraão - actividade para catequese infantil

Este post será o primeiro de vários posts que pretendo ir escrevendo ao longo das próximas semanas, de forma a partilhar convosco algumas actividades manuais que desenvolvi com o meu grupo de catequese infantil durante o ano passado (em especial, nas alturas em que a catequese teve de ser online via Zoom dado o contexto da pandemia ...)

Tenda de Abraão 3 v2-2.jpg

 

Passagem Bíblica a ser explorada:

Três anjos anunciam o nascimento de Isaac a Abraão e a Sara

O SENHOR apareceu a Abraão junto dos carvalhos de Mambré, quando ele estava sentado à porta da sua tenda, durante as horas quentes do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele. Imediatamente correu da entrada da tenda ao seu encontro, prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se mereci o teu favor, peço-te que não passes adiante, sem parar em casa do teu servo. Permite que se traga um pouco de água para vos lavar os pés; e descansai debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão e, quando as vossas forças estiverem restauradas, prosseguireis o vosso caminho, pois não deve ser em vão que passastes junto do vosso servo.» Eles responderam: «Faz como disseste.»

Abraão foi, sem perda de tempo, à tenda onde se encontrava Sara e disse-lhe: «Depressa, amassa já três medidas de flor de farinha e coze uns pães no borralho.» Correu ao rebanho, escolheu um vitelo dos mais tenros e gordos e entregou-o ao servo, que imediatamente o preparou. Tomou manteiga, leite e o vitelo já pronto e colocou-o diante deles. E ficou de pé junto dos estranhos, debaixo da árvore, enquanto eles comiam.

Então, disseram-lhe: «Onde está Sara, tua mulher?» Ele respondeu: «Está aqui na tenda.» Um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa dentro de um ano, nesta mesma época; e Sara, tua mulher, terá já um filho.»

Ora, Sara estava a escutar à entrada da tenda, mesmo por trás dele. Abraão e Sara eram já velhos, de idade muito avançada, e Sara já não estava em idade de ter filhos. Sara riu-se consigo mesma e pensou: «Velha como estou, poderei ainda ter esta alegria, sendo também velho o meu senhor?» 

O SENHOR disse a Abraão: «Porque está Sara a rir e a dizer: ‘Será verdade que eu hei-de ter um filho, velha como estou? ‘Haverá alguma coisa que seja impossível para o SENHOR? Dentro de um ano, nesta mesma época, voltarei à tua casa, e Sara terá já um filho.» Cheia de medo, Sara negou, dizendo: «Não me ri.» Mas Ele disse-lhe: «Não! Tu riste-te mesmo.» (Gn 18, 1-15)

Actividade:

Construção de uma tenda de papel em origami

Tenda de Abraão 2 v2.jpg

 

Materiais necessários: 

  • 1 folha de papel A4 colorido (1ª versão que fiz) ou então 1 folha de papel A4 branco (2ª versão da actividade)
  • Tesoura 
  • Régua
  • Lápis de carvão
  • Lápis de cor / canetas para pintar

Tenda de Abraão 7 v2.jpg

Como fazer:

  1. Dobrar a folha de papel na diagonal, formando um triângulo grande. Cortar o excedente, de forma a obter uma folha de papel que seja quadrangular, ou seja, com os 4 lados todos iguais
  2. Seguir as instruções para a construção da tenda de papel em origami
  3. tenda em origami.jpg

  4. Se tiverem obtado pela folha de papel colorida - têm a vossa tenda feita!
  5. Se tiverem obtado pela folha de papel branco, então agora podem decorá-la ao vosso gosto. Eu tentei desenhar as cordas e os vincos do tecido da tenda, desenhei também a Sara na parte de trás da tenda e 3 asas que representavam os 3 anjos que vieram anunciar o nascimento de Isaac

 

Partilho convosco algumas fotos da minha versão desta actividade, assim como fotos tiradas pelos próprio meninos da catequese dos seus trabalhos (basta irem carregando nas setinhas laterais nas fotos). Muitos quiseram decorar o "interior" da tenda, desenhando peças de mobiliário e objectos alusivos ao povo judeu (reparem que há uma tenda com 2 pisos, incluindo com casa de banho, quarto, sala e cozinha equipada!). Outros desenharam Abraão, Sara e os 3 anjos. Outros preferiram decorar as tendas ao seu próprio gosto e imaginação.

 

Caso realizem esta actividade manual com a vossa família ou com o vosso grupo de catequese, por favor partilhem connosco algumas fotos via email (marisa-milhano@hotmail.com)

Esta actividade manual foi realizada em simultâneo com outra, acerca do sacrifício de Isaac, que partilharei convosco nos próximos dias (daí os desenhos na base da tenda que podem ver nas fotos)