Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Aprender ensinando

Há algumas semanas atrás, comecei a escrever um post acerca do Retiro das Famílias de Caná, que se realizou no dia 26 de Setembro. Tanto a Teresa (aqui, aqui e ainda aquicomo a Olivia já nos falaram das suas experiências. Hoje, e apesar de bastante atrasada, partilho convosco um pouco da minha :)

 

Custa acreditar que o Retiro das Famílias de Caná foi já há vários dias atrás ... para mim, parece que foi ontem!

Oh, tantas memórias, tão vivas, tão fortes! Tantos momentos simples mas sublimes! Tantas descobertas, tantas surpresas! 

Oh, se ao menos vos pudesse levar na tremenda viagem que foi o dia do Retiro! 

 

A preparação do retiro foi, desde logo, uma aventura em si mesma! Fiquei com o grupo entre os 8 e os 12 anos - e a primeira pergunta que fiz foi: são ainda crianças ou já quase adolescentes? Nesta idade, o que é que eles gostam de fazer??

Começo a pesquisar na internet .... Hmm, nada de jeito! Ou encontro actividades para crianças pequenas, ou actividades para adultos.... Pesquiso, pesquiso, pesquiso e não encontro nada! E agora?

 

A resposta chegou onde menos esperava - uma amiga da faculdade, chefe de escuteiros, com alguma experiência nesta faixa etária! E do nada, no fim duma simples troca de palavra, eis que ela me dá uma grande ideia! Um teatro de sombras!

Alguém sabe o que é? Não? Ora, espreitem aqui!

 

E lá começamos a preparação para esta actividade, eu e a mãe:

Teatro de Sombras 1

 - Encontrar imagens na internet - uma trabalheira!

- Imprimir e recortar as imagens

- Colar em cartolina - aproveita-se para reciclar as caixas dos cereais!

Teatro de Sombras 2

 - A gravidade faz o seu trabalho durante a noite - auxiliada por um manual de Obstetrícia, a caixa dum furador pesadissimo e do meu Missal - ha ha! Deus presente em todas as pequenas coisas ....

Teatro de Sombras 3

 - Recortar novamente as figuras (agora já coladas em cartolina)

- Colar um espeto/palito gigante na parte de trás com fita cola super

 

 

O resultado final dos fantoches:

Teatro de Sombras 4

Personagens (da esquerda para a direita): o Povo, Homem 1 e Homem 2

Teatro de Sombras 5Personagens (da esquerda para a direita): Homem 2, Ester sem coroa, Ester-Rainha com coroa, Rainha Vasti

Teatro de Sombras 6

Personagens (da esquerda para a direita): Haman e Mardoqueu a cavalo, Mardoqueu, Haman

Teatro de Sombras 7

 Personagens (da esquerda para a direita): Mardoqueu, Haman, Rei Assuero

 

 

Se alguém estiver interessado nas imagens que escolhi para o teatro, podem fazer o download aqui ou então aqui

Não fui eu que desenhei as imagens, logo elas não são minhas, mas adaptei-as um pouco para se verem melhor....

 

Contudo, se lerem a história da Ester, o tema escolhido para as crianças no retiro, vão reparar que a forma como está escrita não é a ideal para se fazer um teatro .... E agora?

Oh bem, vamos lá fazer isto bem feito... E acabo por re-escrever todo o texto do Livro da Ester, com falas para cada personagem, e com o mínimo da personagem "narrador" possível ....

Querem ler o resultado? Sim? Podem espreitá-lo aqui ou então aqui

 

Retiro 2.jpeg

Foto retirada do blog da Teresa

Os meninos adoraram o teatro e os fantoches, e divertiram-me bastante a fazer vozes diferentes para cada personagem! Que grande animação durante todo o dia! 

 

Depois também eles puderam criar uma nova lei caso fossem o rei ou a rainha dum reino.... Que leis acham que eles escolheram?

Não sei se ficarão supreendidos, mas a maior parte deles decidiria que as riquezas teriam de ser divididas por todas as pessoas do reino! Outros, decretariam um maior apoio aos doentes e às crianças sem pais. E todos desejavam ajudar quem mais precisasse... Isto demonstra muito o que vai no coração das nossas crianças!.... 

 

Retiro 1.jpeg

 Foto retirada do blog da Olivia

Por fim, tentámos fazer uma pequena aula de catequese acerca de tudo o que tinhamos feito e aprendido ao longo do dia. As crianças conseguiram responder a todas as perguntas e souberam reconhecer todos os pontos fundamentais que nós lhes tentámos transmitir naquele dia. Oh, que dia maravilhoso!

(O jogo da teia, que aparece no fim desse documento, foi o jogo que usámos no início para nos conhecermos. Uma excelente ideia da Olivia!! )

 

Sem dúvida, que nós aprendemos muito mais quando tentamos ensinar algo!

Acreditem, eu aprendi imenso com as crianças do nosso grupo!!

 

Além disso, fui imensamente abençoada por poder partilhar esta aventura do retiro com um casal extraordinário - a Irene e o Ricardo!! Que prazer senti ao trabalhar ao vosso lado! Obrigado a ambos :)

 

O meu obrigado também a todas as pessoas que dedicaram um pouco de si no retiro - em especial à Mimi, à Olivia, à Carmina e à Elsa! E claro, à maravilhosa família Power! Aprendi imenso com o exemplo de cada um de vocês! Obrigado por me deixarem fazer parte duma iniciativa tão especial! :) 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.