Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Caderneta de Cromos da Santa Missa - 1º Período

Hoje vamos continuar na maré de partilha de actividades que tenho desenvolvido na Catequese, junto do meu grupo de 3º volume (em preparação para a 1ª Comunhão, que responsabilidade!!).

 

Uma das maiores dificuldades com que me deparei, no ano passado, com o meu grupo de meninos da catequese foi o facto de eles, na grande maioria, não virem à missa! (já tinha falado convosco acerca deste assunto, lembram-se?) Ora, tempos modernos exigem soluções modernas ...

 

Assim, depois do sucesso que a Caderneta de Cromos do Pai Nosso teve com os meninos, este ano lectivo, em colaboração com a catequista do outro grupo de catequese, lembrámo-nos de criar uma Caderneta de Cromos para a Santa Missa. Parece uma boa ideia, não parece?

 

Caderneta - frente.jpg

Caderneta de Cromos da Santa Missa 1º Período - vista de frente

  

Como fazer a Caderneta da Santa Missa?

  1. Fazer o download da Caderneta em branco (podem fazer o download em documento pdf ou então word).
  2. Imprimir a Caderneta em branco, idealmente em papel mais grosso e espesso (eu utilizei folhas de papel A4 com 160g), imprimindo frente e verso! (NOTA 1: esqueçam a página que aparece em branco, não consigo eliminá-la por causa da tabela .... é apenas para imprimir a página 1, em frente e verso!)
  3. Cortar a folha A4 ao meio (pela linha cinzenta) - ou seja, a Caderneta é apenas metade duma folha A4, frente e verso (para ser mais fácil de transportar pelas crianças ...)
  4. Fazer o download dos Cromos (podem fazê-lo em documento pdf ou então word).
  5. Imprimir os Cromos a cores, em papel autocolante branco (que pode ser encontrado em lojas como a Staples -- NOTA 2: esqueçam novamente a última página, em branco ... é só para imprimir as primeiras 14 páginas!).
  6. Recortar os Cromos
  7. Podem visualizar o resultado final da Caderneta aqui ou então aqui

 

Caderneta - verso.jpg

 Caderneta de Cromos da Santa Missa 1º Período - vista de trás / verso

 

Como temos utilizado a Caderneta da Santa Missa na catequese?

Eu entreguei a Caderneta em branco na 1ª catequese que tivémos este ano, uma para cada menino, e eles puderam pintar a capa/parte da frente da Caderneta cada um ao seu gosto (assim que conseguir, partilho as fotos - ficaram tão bonitas!)

Expliquei-lhes qual o objectivo da Caderneta: por cada vez que viessem à missa (no Sábado à tarde ou nos horários de Domingo - a nossa paróquia dá-nos muitas horas por onde escolher), receberiam um cromo, com uma imagem alusiva ao tema da missa e uma citação do Evangelho, para aprenderem de coração.

Os meninos têm recebido o cromo logo após a missa (a situação ideal), ou então na catequese seguinte (caso, por exemplo, fossem à missa a outras paróquias onde nenhuma de nós estivesse presente)

 

Para ser sincera, não estava à espera de tanta adesão a esta Caderneta como na realidade se tem verificado: os meninos passaram a vir, gradualmente, cada vez mais à missa e a novidade acerca da Caderneta da Missa já se espalhou por outros volumes de catequese, de tal forma que o cromo nº5, deste Domingo dia 04/11, foi entregue a 4 grupos de catequese de anos diferentes! Ena, como Deus é bom! Como Deus consegue trabalhar nos nossos corações através destas pequenas iniciativas ... 

 

Claro que a ideia dos meninos receberem uma recompensa por cada vez que vierem à Santa Missa, não está propriamente correcta ... mas se os ajudar (e aos pais, claro!) a desenvolverem o hábito da missa dominical, então esta pequena Caderneta terá cumprido a sua função!

 

Esta Caderneta pode também ser utilizada em família ou noutras actividades da Igreja.

Aceitam o desafio?

 

Disse-lhes Jesus:

«Todo o doutor da Lei instruído acerca do Reino do Céu

é semelhante a um pai de família,

que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.»

(Mt 13, 52)

 

 

Ps. 1: Esta Caderneta de Cromos foi desenhada por mim e pela Teresa Capela. Utilizámos imagens que encontrámos na internet para fazer os cromos, nenhuma das imagens nos pertence. 

Ps. 2: Estão à vontade para imprimir e partilhar a Caderneta da Missa pelas vossas paróquias. Lembrem-se apenas de rezar uma Avé Maria por nós!

Ps. 3: Assim que a terminar, eu partilho convosco a Caderneta do próximo período, com antecedência desta vez! 

3 comentários

Comentar post