Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Caderneta de Cromos da Santa Missa - 2º Período

Sei que este blog tem andado um pouco abandonado - mas já passaram no site das Famílias de Caná? Já exploraram todos os artigos com jogos, trabalhos manuais e atividades de evangelização que têm sido publicados ultimamente? Não se esqueçam de passar por lá!

 

Hoje, tal como vos tinha prometido, venho partilhar convosco a Caderneta de Cromos da Santa Missa para o 2º Período de catequese deste ano. É maior que a do Período passado, uma vez que existirá um maior número de celebrações litúrgicas nos próximos meses....

 

caderneta 2 - frente.jpg

Caderneta de Cromos da Santa Missa 2º Período - vista por fora

 

Como fazer a Caderneta da Santa Missa?

  1. Fazer o download da Caderneta em branco (podem fazer o download em documento pdf ou então word).
  2. Imprimir a Caderneta em branco, idealmente em papel mais grosso e espesso (eu utilizei folhas de papel A4 com 160g), imprimindo frente e verso
  3. Dobrar a Caderneta ao meio
  4. Fazer o download dos Cromos (podem fazê-lo em documento pdf ou então word).
  5. Imprimir os Cromos a cores, em papel autocolante branco (que pode ser encontrado em lojas como a Staples).
  6. Recortar os Cromos
  7. Podem visualizar o resultado final da Caderneta aqui ou então aqui

 

caderneta 2 - verso.jpg

Caderneta de Cromos da Santa Missa 2º Período - vista por dentro e com todos os cromos

 

Como temos utilizado a Caderneta da Santa Missa na catequese?

Eu entreguei uma Caderneta em branco a cada menino. Eles puderam pintar a capa/parte de fora da Caderneta como quisessem. Expliquei-lhes o objectivo da Caderneta: por cada vez que viessem à Missa, receberiam um cromo, com uma imagem alusiva ao tema da Missa e uma citação do Evangelho, para aprenderem de coração. Desta forma, tento ajudá-los (e aos pais, claro!) a desenvolverem o hábito da Missa Dominical, em especial preparação para a Primeira Comunhão de cada menino (que será em Junho 2019).

 

Esta Caderneta tem tido uma enorme adesão na nossa paróquia e, sem dúvida nenhuma, que tem tido um enorme sucesso com o meu grupo de catequese - têm vindo cada vez mais meninos à missa e de forma regular! Como Deus é bom! 

 

Esta Caderneta pode também ser utilizada em contexto familiar, entre irmãos ou primos, ou noutras actividades da Igreja.

 

Aceitam o desafio?

 

Disse-lhes Jesus:

«Todo o doutor da Lei instruído acerca do Reino do Céu

é semelhante a um pai de família,

que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.»

(Mt 13, 52)

 

Ps. 1: Esta Caderneta de Cromos foi desenhada por mim e pela Teresa Capela. Utilizámos imagens que encontrámos na internet para fazer os cromos, nenhuma das imagens nos pertence. 

Ps. 2: Estão à vontade para imprimir e partilhar a Caderneta da Missa pelas vossas paróquias. Lembrem-se apenas de rezar uma Avé Maria por nós!

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Marisa Milhano 23.10.2019

    Querida Maria, fico muito contente por saber que está partilha a pode ajudar. Se quiser, deixe-me um endereço de email e envio-lhe todas as partes da caderneta. Ela serviu muito bem a sua função, tanto que este ano já não será precisa para trazer os meninos à Missa :)
    Beijinhos
  • Imagem de perfil

    Maria Oliveira 24.10.2019

    Querida Marisa, os tempos realmente são outros, e sinto que há cada vez menos espiritualidade no ser humano, se bem que muitos dizem o contrário; tu , sendo jovem, és uma rosa no meio de tanto mato, tanto deserto , cada vez menos jovens e crianças estão a aderir à proposta de seguir Jesus, as familias estão a destruturar-se, as tecnologias dominam o tempo, as horas, o descanso, o sono, a vida... , não há tempo para Deus, sobretudo nas gerações mais jovens... ;
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.