Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Calendário para a Quaresma (e para a Páscoa!)

Estamos quase a entrar na Quaresma - o período de excelência para nos renovarmos, para crescermos em amor, em santidade, em generosidade, em misericórdia e em perdão - perdoando aqueles que nos magoam mas também, o que por vezes pode ser muito mais difícil, perdoarmo-nos a nós próprios...

 

Um período de 40 dias, à semelhança de Noé e da sua família, que permaneceram dentro da arca que tinham construído durante 40 dias, mesmo após já terem visto o cume das montanhas, a emergir das águas do grande dilúvio, mantendo sempre viva a esperança na promessa que Deus lhes tinha feito, até pisarem, por fim, terra firme (Génesis cap 7 e 8). 

Um período de 40 dias, à semelhança dos 40 dias e noites que Moisés passou no monte Sinai, na presença de Deus, com quem falava como com um amigo, e onde recebeu a Lei com os dez Mandamentos (Êxodo 24).

Um período de 40 dias, à semelhança dos 40 anos que o povo de Deus passou no deserto, guiado por Moisés, depois de ter saído da escravatura do Egipto e antes de chegar à terra prometida (Deuteronómio 8).

Um período de 40 dias, à semelhança dos 40 dias que o profeta Elias caminhou até chegar ao cimo do monte Horeb, fortalecido pela comida e bebida que o Senhor lhe tinha enviado pelas mãos dum anjo (1 Reis 19).

Um período de 40 dias, à semelhança dos 40 dias em que o povo de Nínive fez penitência e jejum pelos pecados que eles próprios tinham cometido, arrependendo-se, pedindo e aceitando o perdão que Deus lhes oferecia (Jonas 3).

Um período de 40 dias, à semelhança dos 40 dias que Jesus passou voluntariamente no deserto, logo depois de ter sido baptizado por João Baptista no rio Jordão e antes de ter iniciado a sua missão de evangelização, onde foi duramente tentado pelo Maligno, e de onde saiu vitorioso, cheio do Espírito Santo (Mateus 4 e Lucas 4).

 

lent beginner.jpg

Imagem retirada daqui 

 

Mas 40 dias, às vezes, parece muito tempo, não parece?

Eu já aprendi por experiência que, para viver com verdadeira intencionalidade um período de tempo tão longo, eu preciso de ver os dias que passam e de ver em que zona do percurso me encontro, para não cair em desânimo por "ainda faltar tanto", nem na atitude do "ainda tenho tempo".

 

Assim, este ano pensei em fazer um calendário para a Quaresma e inspirei-me no maravilhoso calendário que a Jessica do blog Shower of Roses criou, para fazer não só um calendário para a Quaresma, mas também para a Páscoa (porque a Páscoa não é só um dia!)

 

Calendário para a Quaresma

Quaresma 1.jpgQuaresma 2.jpg

Quaresma 3.jpg

 

Podem ler como é que a Jessica fez o calendário delaEu vou descrever-vos como fiz o meu:

  • Comprei uma cartolina A3 branca (mas depois achei que o calendário iria ficar demasiado grande) e cortei-a ao meio.
  • Para o calendário da Quaresma, desenhei com marcador preto uma tabela com 7 linhas, subdivididas em 7 quadrados com 5x5cm. Para a linha superior dessa tabela, a 8ª linha, onde coloquei as etiquetas com os dias da semana, escolhi que tivesse apenas 4 cm de altura (mantendo os 5 cm de largura por cada quadrado).
  • Imprimi o título do calendário (ou aqui) e as etiquetas que desenhei (ou aqui).
  • Para cada dia da semana, comprometi-me a rezar por uma intenção em particular:

Domingo - Acção de graças por todas as bênçãos de Deus

Segunda-feira - Por todos os que sofrem

Terça-feira - Pela conversão dos pobres pecadores

Quarta-feira - Pelo nosso Papa e por todos os sacerdotes

Quinta-feira - Pela nossa família e por todas as famílias

Sexta-feira - Pelo perdão de todos os pecados no nosso mundo

Sábado - Por todos as almas no Purgatório

  • Recortei tudo e colei da forma que podem ver na 1ª imagem (iniciando deliberadamente cada semana pelo Domingo)
  • Escrevi o nº de dias da Quaresma (que não correspondem aos dias do mês, claro) e coloquei o símbolo do peixe nas 6ªfeiras (para me relembrar da maior importância desses dias)
  • Recortei 37 cruzes em cartolina roxa, com a ideia de adicionar, com bostik*, uma a uma, consoante passem os dias da Quaresma - sendo necessário ter realizado as renúncias e as penitências que me propus a fazer nesta Quaresma para poder pôr lá a respectiva cruz.
  • Pelas fotos podem ver como o calendário deve evoluir com o avançar da quaresma.

*pretendo usar bostik em vez de cola, para que possa re-utilizar o mesmo calendário para o próximo ano

 

 

Agora, passando para 

Calendário para a Páscoa

Pascoa 1.jpgPascoa 2.jpg

Pascoa 3.jpg

  • Nas costas do calendário para a Quaresma, decidi fazer um 2º calendário, desta vez para seguir melhor todos os dias em que a Igreja celebra a Páscoa (até ao dia de Pentecostes).
  • Desenhei com marcador preto uma nova tabela, desta vez com 8 linhas, subdivididas em 7 "quadrados" com 4,5x5cm. No topo desta tabela, para as etiquetas dos dias da semana, desenhei uma 9º linha, subdividida em "quadrados" com 3x5cm.
  • Imprimi o título do calendário (ou aqui) e as etiquetas que desenhei (ou aqui).
  • Para cada dia da semana, comprometi-me a rezar pelas seguintes intenções: 

Domingo - Acção de graças por todas as bênçãos de Deus

Segunda-feira - Por todas as intenções de oração no mundo

Terça-feira - Pela conversão dos pobres pecadores

Quarta-feira - Pelo nosso Papa e por todos os sacerdotes

Quinta-feira - Pela nossa família e por todas as famílias

Sexta-feira - Por todos as almas no Purgatório

Sábado - Oração à Santíssima Virgem Maria

  • Recortei as etiquetas todas e colei da forma que podem ver na 1ª imagem
  • Recortei, em cartolina, 6 corações amarelos para a 1ª semana da Páscoa, 5 corações azuis para a 2ª semana da Páscoa (porque este ano a festa da anunciação do Senhor foi transferida do habitual dia 25 de Março, para o dia 9 de Abril, já depois da Quaresma) e 30 corações verdinhos para os restantes dias da Páscoa.
  • Ainda não defini muito bem o que terei de fazer para poder pôr os corações (novamente, com bostik) no calendário ... alguém tem ideias?

 

  • Por fim, colei o calendário (com a face da Quaresma) com bostik na parede do meu quarto. Quando chegarmos à Páscoa é só voltar a colar com bostik a outra face - e pronto, já está!

 

Eu demorei 3 serões à noite para completar, do início ao fim, este duplo calendário. Mas se vocês quiserem utilizar os títulos e as etiquetas que eu já criei, de certeza que irão ter muito menos trabalho e provavelmente conseguirão fazer tudo numa só tarde (ou noite, se tiverem ajuda).

Também podem simplificar todo o processo e escreverem/desenharem/colorirem os quadrados com lápis de cor ou canetas, em vez de imprimirem e depois recortarem as etiquetas. Também podem ir desenhando uma cruz/coração directamente no calendário, por cada dia, em vez de terem de desenhar, recortar e colar as cruzes e os corações em cartolina como eu fiz ...

 

Este calendário em princípio também irá comigo para a Catequese, para que os meninos possam visualizar a passagem dos dias (se 40 dias parecem muito para mim, para eles parece uma eternidade!)

 

Porque não aproveitam este Domingo, ou a terça-feira de Carnaval, ou até o dia de Quarta-feira de Cinzas, para fazer esta actividade em família?  

Uma abençoada Quaresma para todos!