Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Deus e as novas tecnologias

Depois da confusão da última semana (pelo menos, para a minha mente foi uma confusão...), voltei a procurar um plano bíblico católico ... Eu bem procurei e procurei, mas foi extremamente difícil de encontrar! Encontrei sim, vários planos protestantes de novo ... 

 

No final encontrei 2 planos diferentes:

  • um que incentiva a ler a bíblia e o catecismo em conjunto ao longo dum ano (que a nossa querida leitora D. mencionou num comentário ao post anterior - muitíssimo obrigado!) sendo que podem fazer o seu download aqui ou então aqui;
  • e um segundo plano que nos ajuda a ler (só) a bíblia ao longo dum ano (podem fazer o download aqui ou então aqui).

Para vos ser sincera, eu não gosto de nenhum dos planos. Eu estava a ler tudo por ordem, e queria continuar por ordem, não gosto muito de saltitar assuntos/histórias, senão vou perdendo o fio à meada ... de qualquer das formas, serve para o imprimir e ir fazendo check-list como eu gosto :)

 

plano biblico 2.jpg

 

Ora bem, já tenho um novo plano de leitura - mas agora como é que eu leio no comboio? (Para se recordarem porquê, leiam este post)

 

Encontrei várias alternativas:

  • Posso fazer o download da bíblia em pdf, e assim poder tê-la a qualquer momento no telemóvel e no tablet
  • Ou posso procurar por novas aplicações (ou apps)

 

Assim, aproveito para partilhar convosco as aplicações religiosas que tenho neste momento no telemóvel (são todas grátis). Como irão reparar algumas têm funções ou conteúdos muito semelhantes ... eu ainda estou na fase de descobrir quais se adaptam mais a mim e às minhas necessidades....

 

biblia catolica app.png

É a aplicação que mais utilizo. É muito simples de usar, permite seleccionar com facilidade o livro da bíblia e o capítulo e não requer ligação à internet para a usarmos. Tem um pormenor que eu aprecio sempre muito, a cor de fundo da leitura - pode-se escolher entre preto, creme e branco! (Isto porque há aplicações com a bíblia católica com o fundo vermelho!! Não se lê nada e é muito desagradável...)

A tradução da bíblia chama-se versão Ave-Maria ... que eu desconhecia, talvez pelo facto de ser uma tradução brasileira, o que é uma desvantagem, sem dúvida. Apesar disso, na minha opinião não se nota muito que está em brasileiro, é uma tradução simples e clara.

Outra desvantagem é que possui imagens de publicidade ... que piscam!! ... não é agradável, mas foi o melhor que encontrei. 

 

ACTUALIZAÇÃO

and biblia.jpg

Uma querida leitora do blog falou-me desta nova aplicação (muito obrigado Paula!). Com esta aplicação podemos ler a bíblia em português - versão Capuchinhos (versão lindíssima!). É óptima! Não tem publicidade, dá para personalizar como quisermos, é maravilhosa! Recomendo-a largamente!!!

 

deiverbum app.png

Aplicação recente no meu telemóvel. Tem uma versão da bíblia católica (em português BR) também baseada na versão Ave-Maria. Tem também a meditação do terço (mas sem áudio). Permite seleccionar passagens favoritas e adicionar orações pessoas. 

Para quem gostar, dá para partilhar passagens bíblicas e comentários nas redes sociais. 

 

the pope app.jpg

Uma das aplicação oficiais do Vaticano. É uma aplicação que nos permite estar a par de todas as notícias acerca do nosso Papa Francisco (e em português!). Está também associada à conta Twitter pessoal do Papa e permite-nos ler praticamente todos os textos que ele já escreveu, como discursos e homilias. Diz-nos também o calendário dos seus eventos. 

Além disso, também é possível ver em directo (uau!) as celebrações presididas pelo Santo Padre (com bons planos), assim como ver milhares de fotos/vídeos das suas actividades. 

 

laudate app.png

Gosto muito desta aplicação - é muito abrangente, tem imensa coisa! Tem as leituras da missa diária, tem a liturgia das horas, o rosário, a via sacra e imensas orações, tanto em português como em latim. Também possui uma versão da bíblia, mas está em inglês. Além disso, também tem uma ligação ao Catecismo e a outros documentos da Igreja Católica.

 

catolico orante app.jpg

Muito semelhante à aplicação anterior, mas tem uma organização diferente. Tem o mesmo conteúdo que a aplicação Laudate e adicionalmente tem o Ofício de Nossa Senhora, várias Novenas, o Santo do dia e notícias da Igreja de várias fontes (é só escolher). 

Para quem gostar, é possível partilhar as nossas orações com outras pessoas - por exemplo, pedir a outros que rezem por ti ou contigo, por alguma intenção em particular. 

  

catecismo app.jpg

Ainda não utilizei muito esta aplicação. Mas foi criada pelo Vaticano, parece-me. Está bem organizada e com clareza. Possui tanto o Catecismo versão completa, como em versão Compêndio (resumida, em forma de perguntas e respostas). Por fim, tem uma cor de fundo de leitura agradável :)

 

 

documentos catolicos app.jpg

Aplicação recente no meu telemóvel. Possui os principais documentos da Igreja Católica - como o Código de Direito Canónico, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, o Concílio Vaticano II, Encíclicas, Carta Apostólica Porta Fidei - imensas coisas!! Cheira-me que irá ser muito utilizada assim que eu acabar de ler a bíblia :)

 

 

rosario app.png

Basicamente, é uma aplicação para nos ajudar a rezar o terço ou o rosário. Selecciona automaticamente os mistérios por dia, e acompanha-nos com belíssimas ilustrações em cada mistério. Tem também outras orações cristãs e marianas.

Tem gravações de terços rezados por um grupo de mulheres - são brasileiras, mas tem uma voz muito agradável. Eu uso está aplicação quando quero rezar o terço ao mesmo tempo que faço outra coisa (por exemplo, arrumar o escritório ou estender a roupa), mas não consigo contar as aves-maria (ou sei que me vou perder). 

 

Eu já tive no telemóvel outras aplicações anteriormente (como também já tinha partilhado convosco aqui no blog), mas por diversas razões, não se adaptavam a mim nem com as minhas necessidades actuais. É provável que daqui a uns tempos eu desinstale algumas destas aplicações, se vir que não me servem de nada... 

 

Com este post queria passar a mensagem de que é possível rodearmo-nos sempre e a todo o momento de Deus e da Sua palavra (chega de desculpas Marisa!!). O mundo actual permite-nos todas estas facilidades, que os antigos não tinham. Só temos que agradecer (e muito) por vivermos numa época em que tudo é tão fácil e tão simples.

 

Deus não é velho, não é antiquado, não é desactualizado!

Deus é tão actual, recente e revolucionário como Jesus nos mostrou há mais de 2000 anos atrás!

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/2