Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Felizes os pobres em espírito e felizes os mansos

Deixemo-nos incomodar, profundamente, até nos fazer mudar, pelas palavras do nosso querido Papa Francisco...

 

"A palavra «feliz» ou «bem-aventurado» torna-se sinónimo de «santo», porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesma, a verdadeira felicidade."

 

"As bem-aventuranças não são, absolutamente, um compromisso leve ou superficial; pelo contrário, só as podemos viver se o Espírito Santo nos permear com toda a sua força e nos libertar da fraqueza do egoísmo, da preguiça, do orgulho.

Voltemos a escutar Jesus, com todo o amor e respeito que o Mestre merece. Permitamos-Lhe que nos fustigue com as suas palavras, que nos desafie, que nos chame a uma mudança real de vida. Caso contrário, a santidade não passará de palavras. "

 

«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu»

"O Evangelho convida-nos a reconhecer a verdade do nosso coração, para ver onde colocamos a segurança da nossa vida. Normalmente, o rico sente-se seguro com as suas riquezas e, quando estas estão em risco, pensa que se desmorona todo o sentido da sua vida na terra."

" As riquezas não te dão segurança alguma. Mais ainda: quando o coração se sente rico, fica tão satisfeito de si mesmo que não tem espaço para a Palavra de Deus, para amar os irmãos, nem para gozar das coisas mais importantes da vida. Deste modo priva-se dos bens maiores. Por isso, Jesus chama felizes os pobres em espírito, que têm o coração pobre, onde pode entrar o Senhor com a sua incessante novidade."

Ser pobre no coração: isto é santidade!

 

«Felizes os mansos, porque possuirão a terra»

Alguém poderia objetar: «Mas, se eu for assim manso, pensarão que sou insensato, estúpido ou frágil». Talvez seja assim, mas deixemos que os outros pensem isso. É melhor sermos sempre mansos, porque assim se realizarão as nossas maiores aspirações: os mansos «possuirão a terra», isto é, verão as promessas de Deus cumpridas na sua vida. Porque os mansos, independentemente do que possam sugerir as circunstâncias, esperam no Senhor, e aqueles que esperam no Senhor possuirão a terra e gozarão de imensa paz (cf. Sal 37/36, 9.11). Ao mesmo tempo, o Senhor confia neles: «é nos humildes de coração contrito que os meus olhos se fixam, pois escutam a minha palavra com respeito» (Is 66, 2).

Reagir com humilde mansidão: isto é santidade.

 

Papa Francisco, encíclica Gaudete et Exsultate, 64-65,67-68,74

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Marisa Duro 29.05.2018

    Cristina,
    Perdoe-me mas eu não vou pronunciar-me aqui no blog sobre esse assunto. Eu sou demasiado pequenina ainda.... a minha opinião vale muito pouco e a minha experiência é ainda muito escassa. Pessoas muito mais sábias do que eu já se pronunciaram correctamente.
    É com o coração muito pesado que lhe digo que também eu acho que o resultado disto tudo vão ser exactamente as situações que descreveu.... e outras bens piores.... Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 29.05.2018

    Obrigada pelas suas palavras. Também sou pequena, Marisa e também não tenho experiência. O Senhor teve misericórdia de nós, mas a luta não acabou. Todas as vozes dos pequenos e dos grandes são precisas. Os tais casos muitíssimo dramáticos têm de ser acompanhados. A Igreja não aprova o encarniçamento terapêutico. Prolongar a vida para lá do exigível é mau. Mas eutanásia não. Dizem que há o perigo de os serviços de saúde privados terem a tentação de o fazer. Também pode o SNS, ou antes, o Estado ter a tentação de eutanaziar para poupar dinheiro.
    Precisamos de cuidados paliativos e de apoio aos que sofrem. As paróquias e os movimentos da Igreja podem fazer mais.
    Não é preciso grande eloquência, mas todas as vozes são precisas.
    Cristina
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.