Imaculada Concepção de Nossa Senhora
Hoje é um dia de grande festa para a Igreja - dia da Imaculada Concepção de Nossa Senhora.
Como explicar o mistério da Imaculada Concepção duma forma simples, em especial às crianças?
Já não me recordo onde li ou ouvi a seguinte explicação, mas ajudou-me bastante a compreender e a explicar um pouquinho melhor este grande mistério às crianças.
Imaginem que vão a caminhar numa estrada e, sem darem por isso, caem dentro duma grande poça de água e lama. Ficam todos sujos, escorregam na lama e não conseguem levantar-se. Então aparece Jesus, estende-te a mão e ajuda-te a sair da poça de lama, que são os nossos pecados. E Ele ainda te ajuda a limpar toda aquela sujidade - perdoando os nossos pecados, e nós voltamos a ficar limpinhos.
Agora imaginem que, em vez de vocês, é Nossa Senhora que está a andar nessa estrada e não repara que existe essa enorme poça de lama. Está prestes a cair e a sujar-se - mas eis que surge Jesus, que a agarra e a impede de cair e de se sujar, ou seja, impedindo-a de pecar.
Em ambos os casos, Jesus é o nosso Salvador - mas de maneiras diferentes.
A graça que Nossa Senhora recebeu - sendo imaculada e sem qualquer vestígio de pecado desde a altura da sua concepção - é incomparável e inimaginável. Não foi Nossa Senhora que alcançou essa graça - ela foi-lhe dada por Deus, em vista das grandes maravilhas que iriam ser realizados, através dela, por Jesus.
Mas talvez o Padre Paulo Ricardo seja a pessoa mais indicada para vos explicar este grande mistério:
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!