Moisés e a sarça ardente - actividade para catequese infantil

Passagem Bíblica a ser explorada:
Deus chama Moisés, através duma sarça ardente, convocando-o a libertar o Seu povo da escravatura do Egipto.
Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian. Conduziu o rebanho para além do deserto, e chegou à montanha de Deus, ao Horeb. O anjo do SENHOR apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio da sarça. Ele olhou e viu, e eis que a sarça ardia no fogo mas não era devorada. Moisés disse: «Vou adentrar-me para ver esta grande visão: por que razão não se consome a sarça?»
O SENHOR viu que ele se adentrava para ver; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele disse: «Eis-me aqui!» Ele disse: «Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa.» E continuou: «Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.» Moisés escondeu o seu rosto, porque tinha medo de olhar para Deus.
O SENHOR disse: «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi também a tirania que os egípcios exercem sobre eles. E agora, vai; Eu te envio ao faraó, e faz sair do Egipto o meu povo, os filhos de Israel.»
Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir ter com o faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egipto?» Ele disse: «Eu estarei contigo. Este é para ti o sinal de que Eu te enviei: quando tiveres feito sair o povo do Egipto, servireis a Deus sobre esta montanha.»
Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo: 'O Deus dos vossos pais enviou-me a vós'. Eles dir-me-ão: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi eu?» Deus disse a Moisés: «EU SOU AQUELE QUE SOU.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'Eu sou' enviou-me a vós!» Deus disse ainda a Moisés: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'O SENHOR, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós: este é o meu nome para sempre, o meu memorial de geração em geração'. (Ex 3, 1-15)
Actividade:
Actividade manual simples e rápida, de recortar, colar e pintar uma imagem alusiva ao encontro de Deus com Moisés através da sarça ardente

Materiais necessários:
- Documento pdf (Moisés e a sarça ardente)
- tesoura
- tubo de cola
- lápis de cor ou canetas para colorir
Como fazer:
- Imprimir o documento pdf (Moisés e a sarça ardente).
- Pintar e decorar a gosto.
- Recortar pelo tracejado (ver fotos para orientação) - limite inferior da árvore + contorno superior da figura de Moisés.
- Fazer uma ligeira dobra pelo meio de cada figura (ver fotos para orientação), para dar maior estabilidade à estrutura de papel.
- Fazer uma pequena dobra na lateral (assinalado por um tracejado diferente) e colocar um pouco de cola, de forma a colar as pontas da figura do Moisés à frente do restante desenho da sarça ardente (ver fotos para orientação).
- Colocar o nosso trabalho manual no nosso canto de oração, de modo a lembrarmo-nos que o Senhor é, realmente, Aquele que foi, que é e que será, e que nos diz diariamente: "Não tenhais medo. Eu estarei SEMPRE convosco."
Caso realizem esta actividade manual com a vossa família ou com o vosso grupo de catequese, por favor partilhem connosco algumas fotos via email (marisa-milhano@hotmail.com).
Esta actividade manual foi realizada em simultâneo com outra - a sandália de Moisés.







