O fim da prova e o início do verão
Queridas Famílias de Caná e leitores do blogue
Tenho tanto que vos agradecer. Por todos os comentários, emails e mensagens de apoio. Foram todos tão importantes. E ajudaram-me imenso :) Obrigado!! Obrigado!!
A Prova finalmente acabou. Cheguei ao outro lado da margem.
Por mais incrível que me pareça, não caí nem escorreguei da corda. E, apesar de ter deixado cair algumas pedras durante a minha viagem, os baldes encontram-se inacreditavelmente cheios. Louvado seja o Senhor!
Esta época de exames foi a mais difícil até hoje. Sei que pareço um disco riscado a dizer sempre isto, mas é verdade. Cada nova época de exames revela-se mais difícil, exigente e trabalhosa que a anterior.
Passei os últimos 3 dias a hibernar (ou seja, a dormir cerca de 12horas por dia) e mesmo assim ainda me sinto exausta e sem forças. Apesar disso, a mãe fez-me uma surpresa e fomos passear durante o fim-de-semana. O nosso último passeio tinha sido o retiro da Quaresma das Famílias de Caná…
Agora, estou de férias até Setembro! Mas apesar disso, tenho milhares de coisas para fazer!
Realizarei um primeiro estágio médico extra-faculdade dentro de dias. Em Agosto vamos 3 semanas de férias para Lamego, a terra natal da mãe, onde celebrarei o meu 22º aniversário. E voltamos para casa a tempo de realizar um 2º estágio médico! Iupi!
No meio disto tudo, a avó e a mãe retomarão as minhas lições domésticas:
- Culinária (módulo 2 e 3) - O verão passado aprendi (finalmente) a fazer o básico da cozinha (módulo 0) e alguns pratos de carne (módulo 1). O pai, querido como sempre, ofereceu-se para ser o provador principal. Nunca ficou doente, o que considero uma vitória. Também não pus fogo a nada, o que me surpreendeu verdadeiramente. Este verão passaremos para os pratos de peixe (módulo 2) e de sobremesas (módulo 3). Ui, vamos subir de nível de dificuldade! A primeira tentativa foi já um desastre… veremos!!
- Lida da casa (temas C e D) – Nesta área, eu já tinha andado na “pré-primária” e já tinha algumas bases. Fui admitida no escalão “primário”, em que elas se certificaram de que eu sabia mesmo alguma (pouca) coisa! Cobrimos os temas limpeza do chão (tema A) e limpeza do pó (tema B – completamente detestável na minha opinião! Não me peçam para voltar a repetir esta disciplina, por favor!). Também iniciámos o tema C, lavagem da loiça (nós não temos máquina de lavar a loiça). Pelos vistos, este verão, continuaremos com o tema C – parte 2: Como lavar a loiça em menos de 3 horas (um verdadeiro desafio para mim!). A mãe afirma que pessoas licenciadas em lida da casa (como ela e a avó) conseguem lavar a loiça toda em menos duma hora – eu simplesmente não acredito! Elas devem ter alguma arma especial de que ainda não me falaram – a poção do Obelix ou os espinafres do Popeye, só pode! Este verão iniciarei o grande tema D – Roupa: como lavar, estender, passar, dobrar e arrumar. Ui, parece-me tanto que deve-me dar pano para mangas! Vou ficar entretida durante várias horas ….Pelos vistos, a avó acha que eu não aprendi o suficiente dos temas A e B no ano passado porque “ofereceu-se” para me dar novas lições – numa semana de limpeza “primaveril” (ou seja, a fundo) da sua casa …!!
- Compras (nível inicial) – Cá em casa é raro fazermos compras em grandes supermercados. Vamos à praça ou ao mercado, a pequenas lojas e mercearias e ao Pingo Doce (apenas porque é quase à nossa porta). Vou aprender a ler as revistas semanais dos descontos, a comparar (e decorar) preços, a escolher fruta, legumes, carne e peixe, e claro, a parte que a avó mais aguarda, vou aprender a carregar os sacos das compras para casa ….
- Costura (escalão 2 – costura na máquina) – E por fim, a recompensa! Mal posso esperar!!! Vou fazer a minha primeira saia ou até vestido, se correr bem!
- A mãe também prometeu que me ensinaria a fazer malha, mas ainda não temos nada definido por enquanto….
E isto tudo com origem num post da Teresa, como não podia deixar de ser! :)
“Quem poderá encontrar uma mulher virtuosa?
O seu preço vale muito mais que rubis.
O coração do seu marido confia plenamente nela, e não lhe faltará nada.
Ela levanta-se quando é ainda noite, para alimentar a sua família e dar tarefas às suas servas.
Ela entrega-se com vontade ao seu trabalho, e os seus braços são fortes e vigorosos.
Ela sabe dar valor ao seu trabalho, e mesmo de noite a sua lâmpada não se apaga.
Ela cuida bem da sua casa, e não dá lugar à preguiça."
Provérbios 31