Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem católica portuguesa.Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade, da fé, da misericórdia, da caridade, do amor a Deus e ao próximo.Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a Alegria do Evangelho!

O meu plano de leitura bíblica

>> ACTUALIZAÇÃO DESTE POST - LER AQUI <<

 

Desde o retiro das Famílias de Caná, como já tinha dito aqui, houve muitas mudanças no meu dia-a-dia!

A mudança que hoje partilho convosco foi também muito influenciada pelo Padre Paulo Ricardo e os seus fabulosos e educativos vídeos.

 

biblia.jpg

No dia 1 de Setembro comecei o meu plano de leitura bíblica anual, católico, com o propósito de ler a Bíblia duma ponta à outra em menos dum ano. O plano que sigo está feito para um ano completo - contudo, eu pretendo acabá-lo pelo menos até Junho/Julho do próximo ano. Neste momento estou muito adiantada no plano, o que é óptimo! Assim, nos dias em que não terei tempo de ler a Bíblia, não tenho que me preocupar ;)

 

Desde que comecei a estudar em Lisboa faço diariamente 40min de viagem num comboio, e desde o 1ºano da faculdade que, apesar do pouco tempo extra, por causa destes minutos diários consigo manter uma óptima lista de livros lidos anualmente. Este ano lectivo, vêem-me com o tablet ou com o telemóvel, não a jogar jogos como todas as outras pessoas, mas a ler a Palavra de Deus. Como em todas as situações em que tenho de esperar, por exemplo, antes do início duma aula, ou à espera de algum tutor-médico. E é assim que tenho conseguido seguir o meu plano.

 

Eu adoraria que mais alguém se juntasse a mim! Quem aceita o desafio? :)

 

"Meu filho, se aceitares as minhas palavras e conservares os meus preceitos,

dando ouvidos à sabedoria e inclinando o coração para o entendimento;

se invocares a inteligência e chamares o entendimento;

se procurares a sabedoria como se procura o dinheiro e a buscares como um tesouro escondido,

então entenderás o temor de Javé e alcançarás o conhecimento de Deus.

De facto, é Javé quem dá a sabedoria, e da sua boca vêm o conhecimento e o entendimento."

Provérbios 2:1-6

 

Se ainda não ficaram convencidos da necessidade e do prazer de ler diariamente a Bíblia, por favor leiam este belíssimo texto da Rute Almeida. Uma autêntica jóia!!

 

P.s: Se quiserem, leiam os comentários deste post, entre a Olivia e eu. Pode ser que mais uns quantos argumentos vos convençam!! :)

 

 

 

Para ler a continuação deste post:

Um erro importante (16-04-2015) - acerca das diferenças entre as Bíblias Católicas e as Protestantes

Deus e as novas tecnologias (18-04-2015) - onde partilho acerca do plano de leitura da Bílbia que realmente segui e de algumas das aplicações para telemovel que nos podem auxiliar nessa tarefa

Acerca do meu plano de leitura bíblica (07-07-2016) - reflexão quando terminei o meu plano de leitura da Bíblia num ano

Dicas para ler e estudar a Bíblia (30-01-2018) - onde partilho convosco algumas sugestões e alguns tópicos para ponderarem antes de se aventurarem numa primeira grande leitura da Bíblia... principalmente para aqueles que nunca leram a Bíblia antes ...

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Marisa Milhano 18.10.2014 08:45

    Olá Ana :)
    Seja muito bem-vinda!

    Que alegria ver alguém que também aceitou o grande desafio de ler a Bíblia duma ponta à outra. Não desanime!
    Eu comecei a ler pelo Antigo Testamento, por uma razão muito simples: queria compreender o background do Novo Testamento, queria perceber melhor como decorreu, e queria principalmente saber todas as promessas que foram feita na Antiga Aliança e que Jesus veio cumpri-las a todas!
    Neste momento, vou começar com o Segundo Livro de Samuel :)

    Eu também tenho dias em que, a rezar o rosário, vou ler as passagens. Eu sei que tenho grande parte do Novo Testamento lido. Essa foi mais uma das razões porque comecei pelo Antigo Testamento.

    Mas disse-me que não conseguiu abri os links, foi? Não percebo o que fiz mal ...
    O site mais importante era este https://www.bible.com/pt-PT, que se criarmos conta podemos seguir um dos milhares de planos bíblicos que eles têm, e em português!!

    Muitos beijinhos!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.