Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Uma Jovem Católica

Sou uma jovem esposa e mãe católica portuguesa. Neste blog partilho a minha caminhada em busca da santidade e o meu encontro com o amor misericordioso do Senhor. Espero que ele vos possa ajudar a encontrar a alegria do Evangelho!

Um novo milagre

De repente, estava já na minha última semana de exames da faculdade. Só faltava mais um exame, e finalmente, descanso! Oh, mal podia esperar! :)

Esta época de exames estava talvez a ser a mais cansativa de sempre! Parecia que nunca mais acabava! E ao contrário das anteriores, esta época de exames terminava com o exame mais difícil. Bonito!

 

 Lembram-se de eu ter explicado no post anterior o que era um exame oral? Pois bem, o meu último exame seria isso mesmo: um exame oral de Psiquiatria! Ora Psiquiatria vem logo a seguir a Neurologia, na minha (pequena) lista de especialidades com as quais não me identifico muito...

Eu estava tanto física como mentalmente cansada. Aliás, estava exausta! Não fazia ideia onde iria encontrar energia para aquela última batalha...

 

Nesta época de exame, tinha acontecido uma situação engraçada: descobri por acaso uma série espanhola que retratava em pormenor a vida de Santa Teresa de Ávila (uma série muitíssimo bem feita!). São muitos episódios (e longos), e portanto, estava a vê-los em partes de 30 min ao mesmo tempo que almoçava. 

 

Ao tentar descobrir uma solução para o meu problema, de repente, fez-se luz! JÁ SEI!!

Na minha cabeça passaram várias imagens da série de Santa Teresa a rezar aos pés da Cruz de Cristo ao mesmo tempo que me lembrava dum post da Teresa, em que ela diz que quer voltar a conseguir ir à missa diariamente. Num acto de plena loucura (segundo a minha mãe) decido naquele momento que iria TODAS AS NOITES à missa!! Ora, se uma mãe de 6 filhos consegue ir, porque não eu?!

semana da loucura.jpg

Custou horrores, deixem-me já que vos diga. Não foi nada fácil. 

Para conseguir ir todos os dias à missa das 21h, tive que adiantar e concentrar as minhas normais 12 horas de estudo. Começava a estudar às 6 da manhã, e quase sempre jantava em 10 min para irmos a correr até à igreja. A mãe teve que reorganizar os seus afazeres para me conseguir levar. E de certa forma, toda a rotina da minha família teve que se ajustar de alguma forma a esta minha loucura.

Mas sei que a minha mãe notou o mesmo que eu.

 

De cada vez que entrava na igreja, eu ficava calma, serena e sossegada. As dúvidas iam-se todas embora, assim como as preocupações, as incertezas, e todos os Se....

Naquela hora, não pensava em mais nada, senão agradecer a Deus pelas maravilhas que tinha feito naquele dia. Coisas simples, como conseguir decorar todas aquelas listas de sinais e sintomas, ou de ter finalmente percebido uma teoria complexa que só os psiquiatras inventam! Agradecia pelo esforço feito pela mãe e pelas outras pessoas lá de casa para se adaptarem àquela loucura. Agradecia pela paciência, pela memória e pela inteligência que acreditava que Deus me transmitia. Agradecia pelo sentimento de confiança que sentia. E rezava pelos meus colegas que íam fazer o exame comigo, assim como pelos outros estudantes de medicina espalhados pelo país e pelo mundo. 

 

Sentia sempre uma sensação maravilhosa ao receber o Senhor dentro de mim, na comunhão diária. Pensava: Esta é a minha arma-secreta neste exame! Com o Senhor dentro de mim, até eu farei milagres! Com o Senhor dentro de mim, quem me conseguirá parar? Psiquiatria, tem medo! O Senhor lutará comigo contra ti! Prepara-te!!! :)

 

Naquela semana, desliguei-me de tudo. Os meus intervalos de estudo eram todos dedicados à oração, ao terço ou a ir fazer xixi. Mais nada! :) E claro, à noite, à missa. 

 

Lembro-me que, nos primeiros dias, vinha da missa e caia exausta na cama. Contudo, nos 2 dias antes do exame (que seria na 5ªfeira dia 5 de Fevereiro), deixei de conseguir dormir. Não por ficar a pensar no exame, apenas não conseguia adormecer. Lembro-me que no meio dessas noites, sorria, falando com Deus e dizendo-lhe: Já sei o que está a fazer Sr. Deus! Está já a treinar-me para ser mãe não é? Elas não dormem quando têm filhos pequenos pois não? Então vá, aguenta-te Marisa! :)

Agora consigo brincar comigo mesma acerca desta situação. Mas na altura foi difícil continuar a estudar sem dormir...

 

O dia do exame chegou. Como sempre, passo todo o meu tempo antes do exame a ajudar os meus colegas com dúvidas. É também comum, apesar de poder ter sido a primeira do dia, ficar lá até à noite a ajudar os meus colegas que entram depois de mim. Não seria a primeira vez, nem será a última!

É um pequeno gesto que não me custa quase nada. E além disso, costumo ficar muito mais calma, ao poder ajudar alguém que esteja mais nervoso que eu. Naquele dia, todo o meu nervosismo tinha ficado aos pés do Senhor, na missa da noite anterior.

 

Entrei, fiz o exame, e sai para continuar a ajudar os meus colegas. À hora de almoço saíram as primeira notas, tinha tido 18! Uipiii, estava de fériaaaaaaas!!! :D

Quando cheguei a casa, hibernei até ao dia seguinte (nesse dia, adormeci antes da hora da missa, e a minha mãe não me quis acordar ... deixem tar, passei lá a tarde toda do dia seguinte!!)

 

oração.jpg

Espero que tenham reconhecido nesta história o milagre que aconteceu.

Não foi a nota do exame, nem o facto de ter estado calma e confiante. Não foi ter conseguido passar no exame apesar de não ter dormido nas últimas duas noites.

 

O milagre foi eu ter conseguido cumprir a promessa que tinha feito com Deus, e conseguir rezar todos os dias o terço (uma dezena por cada intervalo) e ter conseguido ir todas as noites à Sua presença e tê-lO recebido dentro de mim. Esse foi o verdadeiro milagre que aconteceu nessa semana. Graças e louvores ao Senhor!

 

"Então David bendisse o Senhor, diante de toda a assembleia.

E disse: «Bendito sejas Tu, Javé, Deus de nosso pai Israel, desde sempre e para sempre. 

A Vós, Senhor, pertencem a grandeza, o poder, o esplendor, a majestade e a glória, pois tudo o que existe no Céu e na Terra Vos pertence.

Vosso é o Reino, e a Vós vos cabe elevar-se como soberano acima de tudo.

É de Vós que vêm a riqueza e a glória, sois Vós o Senhor de todas as coisas. Na Vossa mão residem a força e o poder. E é a Vossa mão que tem o poder de dar a todas as coisas grandeza e solidez.

Agora, ó nosso Deus, nós Vos agradecemos, louvamos e celebramos o Vosso nome glorioso.

Quem sou eu, e quem é meu povo, para que possamos fazer-Vos tudo isto?

Tudo vem de Ti e a Ti oferecemos tudo o que das Tuas mãos recebemos.»"

1 Crónicas 29:10-14

6 comentários

Comentar post