Véspera de Natal
O que fazem os estudantes de Medicina na véspera de Natal?
A grande maioria de nós tenta estudar o máximo possível, na tentativa de "compensar" o estudo que não será feito no dia seguinte... outros põem o estudo de lado e dedicam-se à sua família e amigos!
E depois existem aqueles estudantes que decidem dedicar algumas horas do seu dia aos doentes que, infelizmente, terão de passar o Natal numa cama de hospital...
O Natal Diferente é uma iniciativa das Faculdades de Medicina de Lisboa e da Madeira, que tem como objetivo alegrar o dia de véspera de Natal de quem o passa internado num hospital.
E o que fazemos nós neste dia?
Nada de muito especial, na verdade. Coisas simples como um sorriso, palavras de conforto e de ânimo, uma canção de Natal, algumas brincadeiras ... e alguns presentes!
O ano passado tivemos muitos patrocinadores nesta iniciativa, e pudemos dar presentes à maioria dos doentes internados nos hospitais onde estivemos. Eu estive no Hospital Garcia de Orta, onde pudemos alegrar um pouco o dia dos doentes na Medicina Interna e das crianças na Pediatria (que eram apenas 5 internadas!). Nesse ano, até tivemos a alegria de ter um verdadeiro Coro a cantar especialmente para os doentes!
Participantes do Natal Diferente 2014
(eu sou a rapariga de casaco vermelho, na fila da frente à direita)
Este ano tivemos poucos patrocinadores, e portanto tinhamos poucas prendas para dar... No Hospital Garcia de Orta tivemos assim apenas na Pediatria, onde infelizmente tinhamos este ano mais de 20 crianças internadas ...
Participantes do Natal Diferente 2015
(eu sou a rapariga de casaco vermelho, na direita)
Não custou nada dar (mais) um pouco do nosso tempo, da nossa atenção e do nosso amor, àqueles que nós já pensamos todos os dias - os doentes! Eles estão sempre no nosso coração, na nossa mente e nas nossas orações. É por eles que estudamos tanto, que trabalhamos tanto e que damos tanto de nós!
"Então dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer;
Tive sede, e destes-me de beber;
Era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me;
Adoeci, e visitastes-me;
Estive na prisão, e foste me ver.
Em verdade vos digo que,
quando o fizestes a um destes meus irmãos pequeninos,
a Mim o fizestes."
Mateus 25:34-26, 40